
Comissão Científica

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
Graduada em Enfermagem (UFCG-2011), Graduada em Letras (IFPB-2019), Especialista em Saúde da Família (FIP-2011), Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (UFRN-2014), Especialista em Gestão da Política de Alimentação e Nutrição (FIOCRUZ-2014), Especialista em Gestão da Atenção Básica e Redes Microrregionais de Saúde (UFPB-2014), Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (UFF-2015), Especialista em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Metodologias Ativas (IEP Sírio Libanês -2016), Especialista em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Tecnologias Educacionais Construtivistas (IEP Sírio Libanês-2017), Mestre em Sistemas Agroindustriais (UFCG-2016). Doutora em Ciências da Saúde pela Santa Casa da Misericórdia de São Paulo (2020). Atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Enfermagem em Saúde da Mulher, Ensino e aprendizagem, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem.
Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
Pós-doutorado em Ensino (UERN). Doutora e Mestre em Linguística pela UFPB\PROLING, pesquisadora nas áreas de Semântica, Leitura e Linguística Aplicada. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB, atuando nos ensinos Técnico, Tecnológico e Licenciatura em Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Atua, também, como supervisora de área do PIBID. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino linguagem de linguagem. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase no desenvolvimento da leitura fundamentando-se em teorias semânticas do texto e do discurso.


Henrique Miguel de Lima Silva
Graduado em Letras Português, inglês e suas Literaturas pela UPE. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua portuguesa pela FUNESO. Especialista em Psicopedagogia pelo CINTEP. Mestre e Doutor em Linguística pela UFPB. Docente permanente do Programa de Pós graduação em Linguística e Ensino (PEGLE) e do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB
Rozane Pereira de Sousa
Enfermeira graduada pela UFCG. Especialista em Direitos Humanos, Enfermagem Obstétrica e Docência do Ensino Superior. Mestre em Ensino pela UERN.


Renata Lívia Silva Fonseca Moreira de Medeiros
Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB Especialista em Saúde Pública pela FACISA. Especialização em Preceptoria no Sus pelo Instituto Sírio Libanês- IEP- Pós Graduação- Processos Educacionais na Saúde- Aperfeiçoamento com Ênfase em Avaliação de Competência pelo Instituto Sírio Libanês- Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Doutora em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo - FCMSP- Facilitadora do Curso de Especialização em Regulação pelo IEP/Sírio Libanês.
Ocilma Barros de Quental
Doutora e Mestra em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Saúde ABC; Especialista em Saúde da Família; Preceptoria no SUS; Metodologias Ativas com ênfase em Avaliação de Competência e Docência do Ensino Superior; Enfermeira pela Faculdade Santa Maria; Atuou como Tutora no curso de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês; Atualmente é docente da Faculdade Santa Maria (PB) e Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Cajazeiras; Colaboradora do HUJB/EBSERH; Pesquisadora associada do Laboratório Multidisciplinar de Escrita Científica em Ciências da Saúde (LaMEECSS/UFAC); Tem experiência nas áreas de Enfermagem, com ênfase no processo do cuidar da Saúde da Mulher, do Adolescente, Gestão na Atenção Primária e Saúde Coletiva.


Maria Carmem Batista de Alencar
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Doutorado em andamento em Engenharia de Processos pela Universidade Federal da Paraíba (UFCG); Mestrado multiprofissional em Sistemas Agroindustriais com ênfase na saúde pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialização em Preceptoria no SUS pelo Sírio Libanês; Especialização em Saúde Pública pela Faculdade São Francisco da Paraíba; Especialização em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos; Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos. Docente da Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Atuando nos seguintes temas: Enfermagem em Saúde da Mulher, Saúde da Criança, leitura, ensino aprendizagem e Metodologias ativas de ensino aprendizagem.
Abraão Vitoriano de Sousa
Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras (2010) e em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), possui Especialização em Planejamento e Gestão Educacional (ISEC/2011) e em Ciências da Educação (FASP/2013). Mestre em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (2014) e Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras/ Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor do Sistema Municipal de Ensino de Cajazeiras - PB e da Faculdade São Francisco da Paraíba. Supervisor Escolar no Sistema Municipal de Ensino de São João do Rio do Peixe. Dedica-se a estudos sobre leitura, literatura e ensino; com ênfase na formação de leitores, mediação de leitura, literatura infantil e poesia para crianças.


Wemerson Neves Matias
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2005), possui habilitação na área de indústria farmacêutica, Mestrado e Doutorado em Química de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (CAPES Nível 6) pela mesma Universidade.Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em farmácia e farmácia hospitalar. Atualmente é Farmacêutico e Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello.
Francisco Ronner Andrade da Silva
Mestre em Terapia Intensiva (IBRATI), Especialista em Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular Ambulatorial e UTI (São Camilo), Especialista em Políticas Públicas e SUS (URCA), Especialista em Saúde Coletiva (UVA), Especialista em Saúde da Família (FIP), Especialista em Gestão do Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria no SUS (ESP/CE), Especialista em Docência do Ensino Superior (UFCG), Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria (FSM / 2010). Atualmente é Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na área da saúde da Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP) - Cajazeiras/PB e Coordenador do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade São Francisco do Ceará (FASC) - Iguatu/CE.


Verusa Fernandes Duarte
Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat (2001). Especialista em Educação Profissional, Saúde e Segurança do Trabalho, Saúde Coletiva e Especialização em Gestão da Clínica no SUS/Gestão da clínica nas regiões de saúde. Atuou como docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró-RN (2008.2 -2016.1).Coordenação de Estágio da FACENE/RN (2008-2013).Servidora Pública da Prefeitura de Mossoró-RN, atuou como Enfermeira da Estratégia Saúde da Família e na UPA do Belo Horizonte (2017.1).Atualmente cedida para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, atuando como Chefe da Divisão de Enfermagem no Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello. Tem experiência na área da Enfermagem, com ênfase na área hospitalar, saúde pública e em Educação Profissional em Enfermagem. Mestre pelo Programa Strictu Sensu de Sistemas Agroindustrias da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal-PB.
Carla Heloísa Alencar de Figueiredo
Farmacêutica generalista. Mestre - UFCG.
