top of page

SIMPÓSIODE LÍNGUASDO IFPB

O Simpósio de Línguas, promovido pelo Instituto Federal da Paraíba e organizado pelo Grupo de Ensino e Aprendizado de Línguas (GRENAL) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Educacional Interdisciplinar e Aprendizagem (IDEIA), é realizado a cada dois anos com objetivo e promover um ambiente de discussões profícuas que envolvem o ensino e a aprendizagem de línguas. Conheçam as publicações dos nossos eventos e sintam-se convidados para o nosso próximo encontro.  

29512428_2008611185819647_44495680883832

Refletir sobre a relação entre ensino de línguas e tecnologia nunca foi tão urgente quanto nos dias atuais. A Pandemia na qual o mundo foi imerso, fez surgir emergências relacionadas não somente à saúde, mas também à educação e as demais áreas com as quais interage o homem. Assim sendo, em tempos de transcendências, os educadores, mais que quaisquer outros profissionais, são convidados a refletirem sobre os seus papéis e chamados a atender aos clamores da sociedade.

Diante desse contexto, o presente e-book agrupa artigos que traduzem as inquietações e buscas, pesquisas, reflexões relacionadas à “Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social”. Fruto do II Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, em sua segunda edição, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas – GRENAL, grupo veiculado ao IFPB - Campus Cajazeiras em 2020.

Letramentos, sequências didáticas, gêneros, variação linguística, leitura e escrita, enfim, as temáticas que há muito fazem parte das rodas de discussão do mundo das letras agora se veem imbricadas às tecnologias, entre o real e o virtual, entre a sala de aula e a gamificação. São desafios postos que neste volume são discutidos à luz de bases teóricas diversas e sob o olhar de estudiosos de um mesmo grande Brasil com sua diversidade cultural.  Um convite à reflexão sobre o ensino.

capa (11).jpg

Clique e faça o download

capa (10).jpg

A revolução tecnocientífica, a globalização, a transposição de barreiras físicas, esses e outros aspectos marcam a história da expansão da cultura, da ciência, da tecnologia e, sobretudo, da expansão das formas de comunicação humana. Ademais, proporcionou o entrecruzamento das diversas línguas faladas em todo o mundo, principalmente a inglesa, cuja expansão caracterizou sua importância para diversos tipos de relações. Todavia, em uma sociedade marcada pelas diferenças sociais e pela dificuldade de acesso à educação de qualidade, o ensino de língua inglesa, como segunda língua, ainda consiste em um imenso desafio para grande parte dos educadores brasileiros, sobretudo em tempos de pandemia, visto que o acesso a meios tecnológicos representa um empecilho ainda maior. Diante desse contexto, o presente e-book agrupa artigos que traduzem as inquietações e buscas, pesquisas, reflexões relacionadas à “Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social”. Fruto do II Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, em sua segunda edição, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas – GRENAL, grupo veiculado ao IFPB - Campus Cajazeiras em 2020. Práticas pedagógicas voltadas ao ensino da língua inglesa, uso de aplicativos, relatos de experiências exitosas, avaliação, perfil de alunos e professores, enfim, essas e outras reflexões fazem parte deste volume dedicado às discussões sobre o ensino diante dos desafios do fazer pedagógico no ensino em modalidade remota. São diferentes olhares sobre o mesmo objeto que se entrecruzam com vistas à construção de novos saberes e ao compartilhar de experiências.

Clique e faça o download

A educação, assim como uma fênix, tem o poder de renascer das cinzas. É uma capacidade intrínseca ao fazer educativo, no qual, mesmo diante de muitas e todas as adversidades, o educador, faz emergir no mais profundo de suas forças novas ideias, projetos, constrói no caos novos horizontes.

 Linguagens, leitura, escrita, oralidade, gêneros, argumentação, letramentos, multiletramentos... são apenas alguns dos muitos direcionamentos que integram este volume que, por sua vez, agrupa reflexões, resultados de pesquisas, relatos de experiências exitosas no ensino em um período marcado pela turbulência e, por sua vez, por diversos desafios educacionais.

             Assim, atendendo ao chamado da temática “Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social”, este escrito agrega a contribuição de pensadores, pesquisadores e educadores que puderam compartilhar suas práticas e inquietações, ao se encontrarem no II Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, em sua segunda edição, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas – GRENAL, grupo veiculado ao IFPB - Campus Cajazeiras em 2020.

Trata-se, enfim, de um verdadeiro convite ao conhecimento de diversos contextos, culturas e experiências de ensino.

01 capa.jpg

Clique e faça o download

capa (9).jpg

A pandemia do novo Coronavírus marcou o ano de 2020 pelos imensos desafios
nas mais diversas áreas, sobretudo na educação. Todavia, é nos momentos de maior
adversidade que o ser humano evoca forças e reinventa-se na busca de atender às
necessidades que emerge dos problemas advindos de situações como o ensino remoto.
Considerando o pensamento de Moran (2019) de que “o ensinar e aprender
acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos
mundo físico e mundo digital”, ocorreu, guiada pela emergência da atualidade, a
necessidade de visualizar que esse dois mundos, na verdade, são um mesmo espaço de
extensão da sala de aula, uma ampliação de horizontes que se hibridizam e que, por fim,
representam um ambiente significativamente rico de possibilidades para o
desenvolvimento educacional.
Nesse mesmo contexto e impulsionado pelos desafios da pandemia, o II
Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba,
em sua segunda edição, foi realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem
de Línguas – GRENAL, grupo veiculado ao IFPB - Campus Cajazeiras em 2020 totalmente
de forma remota, fazendo da dificuldade uma nova oportunidade de romper fronteiras e
agrupar em um espaço reflexivo pensadores de todo o Brasil.
Fruto desse trabalho, o presente e-book agrupa artigos que traduzem as
inquietações e buscas, pesquisas, reflexões relacionadas à “Educação remota e novos
letramentos em tempos de distanciamento social”, tema do evento e agrupa textos
que são um convite à discussão sobre o ensino remoto a partir de trabalhos que
traduzem as experiências vivenciadas pelos pesquisadores que, por sua vez, refletem
desafios, dificuldades, papéis, rupturas, mas também muitas situações significativas que
demonstram essa capacidade produtiva do educador brasileiro de ressignificar suas
práticas diante de novos contextos.

Clique e faça o download

capa (8).jpg

Clique e faça o download

A discussão sobre os processos educacionais sempre estão presentes nos mais diversos contextos sociais, sobretudo entre os que buscam estabelecer relações entre o desenvolvimento de uma nação e o seu nível de formação como condição de acesso aos  seus direitos mais básicos.

             Na academia, essa busca se intensifica pela relação que se estabelece entre os estudos teóricos e os práticos, no estabelecimento de uma intersecção produtiva pautada nas contribuições das mais diversas áreas do conhecimento. Assim, nos campinhos reflexivos dos estudos semânticos, das concepções de língua e linguagem, da variação, das reflexões sobre o livro didático, das representações identitárias, da semiótica, da aquisição, da análise linguística, da sociolinguística, enfim, essas e outras vertentes que ancoram as reflexões presentes nestes escritos se entrecruzam por um  bem comum, ou seja, a aprendizagem, o desenvolvimento da educação para todos.

             Os artigos que compõem este volume são resultado da reflexão de estudiosos das mais diversas áreas dos estudos linguísticos, literários e da educação que trazem, em seus escritos, experiências exitosas no ensino, discussões teóricas, sobretudo, atravessamentos culturais, contribuições para a ressignificações do fazer pedagógica em um período cujas descobertas representam novas impressões para um novo olhar educacional.

             Enfim, fruto dos encontros proporcionados pelo II Simpósio de Língua do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, através do grupo de pesquisa GRENAL, representa um convite a pesquisadores, educadores e curiosos, para que descubram novos rumos para uma educação do hoje para o amanhã.

Capa (6).jpg

No início do século XX, Monteiro Lobato levantava as primeiras bandeiras na luta pela democratização da literatura e da educação no Brasil através da célebre frase “Um país se faz com homens e livros”. Nos dias atuais, um século depois, a percepção acerca da reflexão apresentada se mantém viva, presente no contexto atual, marcado pela inacessibilidade de muitos ao mundo das letras, dos livros.

             Neste contexto, a educação atual é caracterizada pela busca permanente de caminhos que proporcionem o encontro entre o aluno e esse mundo maravilhoso dos livros, através da leitura e também da escrita, fazendo-se leitores e escritores, pensadores na construção de uma sociedade reflexiva.

             Ademais, outros desafios se fazem presentes através da necessidade de adequar a busca do encontro entre o leitor/escritor com os textos, frente às mudanças impulsionadas pelas tecnologias, pelas exigências das relações comunicativas, enfim, diante de relações cada vez mais complexas e, por serem permeadas pelos textos, requerem desenvolvimento de competências.

             Com base no cenário estabelecido, este volume concentra reflexões acerca do ensino/práticas de escrita, contemplando processos de retextualização, reescrita, autoria, produção de gêneros multimodais. Ao mesmo tempo, contempla reflexões literárias que traduzem olhares sobre a teoria como também o compartilhar de experiências exitosas no ensino, do encontro do aluno com a literatura.

Enfim, agrupa artigos que traduzem as inquietações e buscas, pesquisas, reflexões relacionadas à “Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social”, resultado do encontro no II Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, em sua segunda edição, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas – GRENAL, grupo veiculado ao IFPB - Campus Cajazeiras em 2020.

Clique e faça o download

capa (7).jpg

Inclusão não significa dizer, nas palavras de Mantoan (1997), que somos todos iguais. Na verdade, o termo celebra a diversidade e a diferença com base nos princípios de respeito e gratidão, na percepção de que, ao unir, todos darão apoio e suporte uns aos outros, proporcionando condições para que ocorra crescimento mútuo, nem sempre igual, mas significativo.

Trata-se, pois, de um pensamento que alicerça os caminhos dos que fazem a educação brasileira, daqueles que percebem no cotidiano uma luta permanente na tentativa de fazer da escola um espaço inclusivo, sobretudo através da linguagem.

Nesse contexto, agrupam-se artigos que traduzem as inquietações relacionadas à temática “Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social”, fruto do II Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, em sua segunda edição, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas – GRENAL, grupo veiculado ao IFPB - Campus Cajazeiras em 2020.

São, pois, um convite à reflexão sobre experiências significativas acerca do ensino de línguas, letramentos, processos inclusivos através do uso da tecnologia, reflexões sociais, articulação da arte e da literatura na reflexão sobre a inclusão, enfim, reflexões e experiências advindas de pesquisadores, sob visões, contextos e culturas que ora se distanciam, ora se entrecruzam.

Sejamos, pois, convidados a mergulhar nas experiências inclusivas vivenciadas entre o ensino, as línguas e a tecnologia.

Clique e faça o download

Screenshot_4.jpg

A Sociedade e a linguagem são indissociáveis, não se concebe uma sem a outra. Pensar na língua enquanto aspecto profícuo é essencial, especialmente para os que a estudam.
A obra intitulada O ensino de línguas na atualidade: reflexos e vivência de ensinantes e aprendentes traz obras científicas elaboradas por acadêmicos, docentes e estudiosos da língua em seus diversos aspectos, usos e ensino.
Apresentamos uma obra inovadora, que traz em seu contexto diversas abordagens e experiências que podem refletir em mudanças de práticas, melhorias no ensino e uso da língua. Convidamos os leitores a refletirem sobre suas práticas com um olhar crítico, que sejam capazes de usar da cricitidade como ferramenta de melhoria constante e que, a partir de então, possam vivenciar novas experiências transformadoras.

Clique e faça o download

bottom of page